Prezados alunos

Nesta segunda semana do módulo 3 nós vamos abordar um tema bem prático e importante para todos nós.  Vamos falar sobre os direitos autorais na web. 

Precisamos ter muita segurança sobre o que é permitido e o que é proibido de se fazer em nossos cursos nos ambientes virtuais. Ao selecionarmos textos, imagens e sons para apresentarmos em nossas páginas, precisamos saber se não estamos violando direitos de outros autores. Ao mesmo tempo, como também somos produtores de informação , temos de nos prevenir e conhecer os nossos direitos.

Acredito que, neste momento, quando vocês já iniciaram o planejamento dos seus cursos on-line, estas reflexões sejam bem apropriadas. Dúvidas como:

"Posso usar este texto, que é de um autor famoso?  

E as imagens, como saber se elas são "freeware", ou seja, podem ser utilizadas livremente, ou não?

 E o fundo musical ?

Os direitos autorais pertencem apenas ao escritor, ao fotógrafo, ao compositor?  Ou também são da editora, do modelo fotográfico (ou do pintor, ou do desenhista) ? Ou dos músicos?

Posso colocar links de acesso a outras páginas livremente no meu curso? Ou preciso de autorização (ou pelo menos informar ao dono da página)?

Qual é a diferença em relação ao pagamento de direitos autorais  se o curso é oferecido por uma instituição pública (sem fins lucrativos) ou privada? 

Como posso fazer para não ter problemas com o pagamento de direitos autorais? "

Vocês sabiam que, segundo Barry Willis, as penalidades para os crimes contra os direitos autorais (e plágio) podem ser de mais de 1 milhão de dólares?

Bem, este é o nosso tema da semana.  Vamos a ele, então!

 

DIREITOS AUTORAIS NA WEB

    Este é um tema que sempre nos preocupa muito. Estamos entrando em um novo espaço, ainda não mapeado. Existem muitas dúvidas sobre os direitos do autor neste novo ambiente. Ao mesmo tempo já existem normas e legislações que preservam os direitos de imagem e de autoria na web. 

Este momento do curso tem como objetivo despertar todos vocês para os cuidados necessários, tanto nos trabalhos e imagens de outros autores e que vocês vão utilizar em seus cursos, quanto a todo o material que vocês disponibilizam e tornam públicos na web. 

Para que tenham uma idéia dessas legislações e do que pode ou não ser   feito nos cursos e sites produzidos por vocês, eu selecionei algumas leituras e indicações de sites.

O texto selecionado é do próprio Barry Willis (Digital Education at a Glance) e já está em nossa Biblioteca. Estou abrindo para vocês o capítulo 12, que é exatamente sobre "copyright". Ele é bem prático e esclarecedor (alguém do grupo poderia fazer a tradução do texto para o português? Assim todos os alunos teriam acesso às importantes informações contidas no texto). 

Em relação aos direitos autorais no Brasil acho interessante que vocês visitem a página sobre "plágio e direito autoral na Internet Brasileira" (http://www.persocom.com.br/brasilia/plagio1.htm). Nela vocês encontrarão uma relação de links para assuntos específicos dentro deste tema.  

Todos os educadores, principalmente os que atuam em ambientes digitais como a Internet , precisam ter consciência sobre o que é permitido ou não em relação ao uso de textos, sons e imagens em suas páginas e cursos.

Acho que teremos muito o que discutir e conversar sobre este assunto. Esta visão poderá lhes garantir maior segurança para a seleção de imagens, textos, sons para montarem seus cursos e páginas. 

Por outro lado,  como autores e pesquisadores, vocês terão uma visão mais clara sobre os seus direitos em relação às suas criações.

Vamos conversar mais sobre estes temas no fórum. Apresentem também suas contribuições. Indiquem sites que possam nos esclarecer mais sobre estes temas.  Enfim,  o assunto está na pauta da semana. Vamos aproveitar e aprender mais sobre ele.

Abraços, Vani.

 

 

 

 



Esta página foi visitada Counter vezes