Módulo 2   Aula 2: 

Estratégias e Procedimentos de ensino em ambientes virtuais

Prezados participantes  do Curso "EAV I"

Esta semana nós vamos continuar  a tratar das especificidades que envolvem o ato de ensinar em ambientes virtuais.   Os textos da semana passada nos mostraram muitas coisas novas e os cuidados que os organizadores de atividades de ensino (virtuais ou não) precisam ter e que vai muito além da seleção dos conteúdos e das tecnologias.  

Nós vimos que as abordagens que orientam um curso (uma disciplina ou uma série de disciplinas ou mesmo o próprio currículo) podem derivar de uma ou de várias teorias de ensino. 

Estas teorias definem uma certa visão de educação, de aluno e de professor que vão permear todas as ações, processos, procedimentos, atividades ... desde a criação, definição dos objetivos e o planejamento do curso até a sua avaliação (do curso, dos alunos, do professor, do ambiente, do conteúdo a ser ensinado...).

Esta é uma das grandes dificuldades do ensino e, principalmente, de ensinar em ambientes virtuais. É preciso que se faça uma reflexão ampla para se definir o tipo de abordagem, de acordo com todas as especificidades de cada situação de ensino. 

 

Nesta semana, o nosso foco será mais prático. Vamos aprender um pouco mais sobre os    "procedimentos e as estratégias no ensino em ambientes virtuais" . 

Procedimentos, neste caso, dizem respeito às ações de professores e alunos e as formas de mediação de ambos  com o conteúdo do curso e entre eles mesmos. É a hora de falarmos mais sobre  todas as possibilidades interativas existentes nas múltiplas relações que fazemos para ensinar e aprender.  

Quanto às Estratégias de ensino,  elas dizem respeito às atividades que serão planejadas  para alcançar os objetivos de ensino-aprendizagem de cada curso.  

Para orientar as nossas aprendizagens desta semana,  eu encaminhei para a Biblioteca algumas leituras.  Três delas são sínteses feitas por Wilson Azevedo (com quem fiz um curso on-line) de livros americanos sobre  o "ensino em ambientes virtuais".  

Também coloquei a disposição na Biblioteca outras duas leituras (além do "framework" da semana passada) que têm a ver com o tema: uma, da Neide Santos e a outra é minha,  o meu paper para o Endipe (Encontro de Didática e Prática de Ensino em http://www.endipe.com.br. 

Leiam os textos, se tiverem dúvidas ou considerações orientadas diretamente aos textos que estão lendo, coloquem "notes" (vejam minha mensagem nesta seção do Fórum) . 

Encaminhem suas reflexões e posicionamentos sobre o tema para o Fórum geral.  

 

 

Atividades adicionais (opcional, nesta semana)

Para aqueles que têm tempo - e querem aprofundar mais nestes assuntos - nós iniciamos esta semana alguns objetivos mais ambiciosos. 

Um deles é o de nos deslocarmos do nosso aconchego - no grupo  e na turma - e nos soltarmos no ciberespaço. Está chegando a hora de experimentarmos novas sensações e de nos integrarmos em experiências mundiais coletivas de ensino.  Em qualquer lugar, a qualquer tempo, sobre qualquer assunto.  A escolha é sua (nossa)!!!

Nestes novos espaços, estaremos aprendendo e colaborando  com outras pessoas... que tem interesses de ensinar e de aprender próximos aos nossos.  

Para isto,  apresentamos uma nova ferramenta, já disponível na nossa Homepage  (links).  Através dela teremos acesso aos textos mais atualizados (disponíveis pelo webct) sobre o tema "ensino em ambientes virtuais" .   Cliquem e vejam !!! (Se não conseguirem acessar clicando neste texto, entrem diretamente pelo "links"  na HP do curso. Vejam !!! Acessem!!!

Vocês podem visitar também a página em que o WEBCT  apresenta suas mais novas ferramentas para o ensino online.  Vamos até lá?

- Cliquem no alto desta página no link "mywebct"  . Acessem dali a homepage (webct.com) e aproveitem !!! 

- Vejam todo um novo mundo de ferramentas disponíveis para o ensino online. Elas estão em (http://www.webct.com/hottopics)

- Inscrevam-se na  "comunidade webct" , no newsletter... enfim tenham autonomia e liberdade para navegar e aprender !!!

 

 Desafios da semana

Esta semana o desafio  é  o encontro de todos na comunidade maior da turma para apresentarem suas idéias para o trabalho final. 

Aproveitem o e-mail para  apresentarem suas idéias de temas para o trabalho final do curso (a Vilma já fez isto).  Procurem estabelecer parcerias on-line com seus colegas de turma.

Marquem encontros virtuais (chats) com os colegas interessados. Divulguem na agenda estes horários ... se articulem.  

Preparem-se! A próxima semana o desafio será o de viver a experiência de trocas com outras comunidades virtuais de aprendizagem (no Brasil... no mundo...) !!!!

Abraços gerais, 

Vani e monitores.



Esta página foi visitada Counter vezes